Procon Fortaleza autua Carrefour e McDonald´s por publicidade enganosa

Entidade alerta que o número de autuações e de empresas pode aumentar, tendo em vista a apuração das infrações


Black Friday: especialistas esperam maior faturamento em uma década
Black Friday: especialistas esperam maior faturamento desde 2010, quando foi realizada pela primeira vez no Brasil. Foto: Divulgação

Karlos Aires
focus@focus.jor.br

Pelo menos nove empresas foram autuadas pelo Procon Fortaleza acusadas de publicidade enganosa. Os dados foram publicados no balanço da operação Black Friday, que acompanhou o anúncio de preços promocionais, prometidos para a última sexta-feira, 29. Dentre os nomes, a rede de supermercados Carrefour e a gigante do fast food McDonald’s.

Foram nove denúncias de falsa publicidade que chegaram ao órgão por meio da central de telefone (151) e também pelo aplicativo Procon Fortaleza. A entidade alerta que o número de autuações e de empresas pode aumentar, tendo em vista a apuração das infrações.  Segundo o balanço do órgão, algumas empresas cometeram mais de uma infração, o que resultou um total de 11 autuações.

De acordo com o órgão, oito empresas elevaram os preços antes da Black Friday ou não permitiram o pagamento no preço promocional anunciado. A entidade acompanhava os preços nas lojas físicas e on-line desde o dia 21 de outubro.

Empresas autuadas pelo Procon Fortaleza

Burger King
Carrefour
Companhia Brasileira de Distribuição (Extra)
Dafiti
Distribuidora SLR
GBarbosa
McDonald´s
Mercado Pago