Search
Search
Close this search box.

Prévia da inflação em Fortaleza registra alta de 0,73% em julho

Supermercado. Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,73% em julho em Fortaleza e RMF. O indicador apresentou desaceleração em comparação com o mês anterior (0,84%), segundo divulgação do IBGE.

Puxado pela alta do gás de botijão (4,17%) e da energia elétrica (3,87%), subitens que compõem o grupo Habitação, o grupo registrou a maior variação no mês (1,84%), comparativamente aos demais subitens que fazem o índice geral.

Foi justamente a energia elétrica o maior vilão quando se fala em “impacto individual”. O item foi responsável por 0,20 ponto percentual no índice do mês. Em junho, quando entrou em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar 2, no contexto da crise hídrica, a alta registrada havia sido de 5,74%. Já o gás de botijão, impactou 0,08 p.p. na composição do indicador geral em julho.

O grupo Vestuário apontou a segunda maior variação. Contribuíram para isso as altas registradas em uniforme escolar (3,97%), sandália/chinelo (3,78%) e bermuda/short masculino (3,49%), dentre outros.

O grupo Alimentação e Bebidas com variação de 1,00% neste mês, registrou a terceira maior alta entre os grupos. Seu impacto na composição do índice geral foi de 0,24 p.p. Contribuíram para essa alta o subgrupo alimentação no domicilio (0,81%), com destaque para as variações em bebidas e infusões (2,20%) e açúcares e derivados (4,18%), e o subgrupo alimentação fora do domicílio (1,59%), com destaque nas altas em lanche (3,41%) e refeição (1,12%).

Mais notícias