Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Presidente do Senado inclui estados e municípios na CPI da COVID

Senador Eduardo Girão. Foto: divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Após consultar a Mesa do Senado, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco decidiu incluir Estados e municípios nas investigações da CPI da COVID.

A ampliação das investigações pode ser vista como uma vitória do senador Eduardo Girão, que desde o início da semana vem coletando assinaturas neste sentido. E, ao que tudo indica, o senador cearense irá trabalhar para incluir as operações da Polícia Federal em Fortaleza, que apura irregularidades na compra de respiradores, bem como possíveis irregularidades no hospital de campanha do estádio Presidente Vargas.

A decisão do presidente do Senado permitiu que fatos conexos com governos estaduais e prefeituras que tenham recebido verbas federais também sejam apurados.

Um primeiro requerimento, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, pedia a apuração apenas das ações e omissões do Governo Federal na pandemia. No entanto, Eduardo Girão apresentou um adendo para incluir também investigação sobre como Estados e municípios aplicaram recursos no combate à pandemia.

Na tarde desta terça-feira, 13, Girão disse, em sua conta no Twitter, que 45 senadores já haviam manifestado apoio à CPI mais ampla.

“ATENÇÃO: Chegamos às 45 assinaturas! Gratidão aos senadores que apoiam a importância de uma investigação séria e aprofundada. Esse é o anseio da população brasileira. Precisamos investigar os repasses federais de centenas de bilhões de reais para Estados e municípios na pandemia”, postou Girão.

Após a decisão de Pacheco, Girão fez outra postagem, comemorando a ampliação das investigações.

Mais notícias