Presidente da OAB nacional tem pedido de afastamento protocolado

O advogado Pierre Lourenço fundamenta o pedido liminar de afastamento de Santa Cruz do cargo de presidente do Conselho Federal da OAB com base no artigo 70, parágrafo 3º, da Lei 8.906/94.


Frederico Cortez
cortez@focus.jor.br

O advogado Pierre Lourenço da Silva, advogado e membro  da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da OAB Paraná, protocolou pedido de afastamento do atual presidente da OAB nacional junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), na tarde de ontem, 23. A petição baseia-se nas declarações do advogado Felipe Santa Cruz, atual presidente do CFOAB, que entrou em bate boca no Twitter com outros colegas.

No caso, Santa Cruz ao ser indagado sobre um evento com a presença de dois ministros do STF respondeu da seguinte forma: “Pelo menos eu sei quem é meu pai. Os filhos da puta não costumam saber…”. Em seguida, completou: “Com muito orgulho, sou filho de um herói que resistiu ao arbítrio. Você sabe quem é seu pai? Importante isso nas nossas vidas. Forte abraço”.

Nas redes sociais, a fala de Santa Cruz foi bastante repreendida por advogados e advogadas de todo o País. Segundo as mensagens postadas, essa não seria a postura de uma pessoa que representa todos os ( as) advogados (as) do Brasil, estando à frente do Conselho Federal da OAB. Focus publicou (AQUI) a nota de desculpas de Santa Cruz, publicada em seu Twitter no mesmo dia.

Em seu Facebook, Pierre indaga  como seria possível um ato de desagravo contra o próprio presidente da OAB. Ainda ontem, 23, a seccional da OAB/PR divulgou uma Nota de Esclarecimento informando que o ato do pedido de afastamento de Felipe Santa Cruz da presidência do Conselho Federal da OAB “não reflete o pensamento da diretoria ou do Conselho Pleno da seccional (OAB/PR)”.

Na representação,  o advogado Pierre Lourenço fundamenta o pedido liminar de afastamento de Santa Cruz do cargo de presidente do Conselho Federal da OAB com base no artigo 70, parágrafo 3º, da Lei 8.906/94. No mérito, Pierre pede a confirmação da liminar e a cassação de mandato do atual presidente da OAB.

         

Veja Mais

+ Advogado que interpelou presidente da OAB nacional concede entrevista exclusiva ao Focus, veja

+Presidente da OAB bate boca no Twitter sobre evento com ministros do STF