Search
Search
Close this search box.

Preservação da democracia é base da conversa Lula-Tasso, mas petista mira as alianças do 2º turno

Encontro Lula-Tasso em Fortaleza. Foto: Ricardo Stuckert

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Do ponto de vista político e eleitoral, o ex-presidente Lula está fazendo o que tem de ser feito: viajando muito e conversando de forma ampla. A prova disso é sua visita ao Ceará. Lula foi de Eunício Oliveira a Tasso Jereissati.

A conversa com Tasso (imagem ao lado) até poderia ser vista como um ponto fora da curva. Afinal, Tasso foi o senador que Lula se empenhou especialmente e pessoalmente em derrotar na disputa de 2010, quando o tucano tentava a reeleição.

Porém, a política é a arte do encontro, do desencontro e do reencontro. A própria assessoria do petista pediu a conversa com Tasso no Ceará. A resposta favorável do tucano foi imediata. Lula já havia ficado tocado quando, na prisão, recebeu uma carta de Tasso na qual o senador lamentou a morte do neto do petista. O fato facilitou a abertura da janela para a conversa que ocorreu na manhã desta segunda-feira no escritório do senador, no prédio comercial ao lado do Iguatemi.

Diálogo importante com o senador Tasso Jereissati hoje em Fortaleza. Democracia no centro da discussão. Os democratas desse país tem a responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil”, escreveu o perfil de Lula nas redes sociais.

“Estou viajando para conversar. Com todo mundo que quiser conversar”, disse Lula na coletiva após visita ao Porto do Pecém. Como se sabe, o ato de conversar e, portanto, deixar portas abetas, é a base da praxis política.

A assessoria do senador confimou ao Focus que o teor da conversa foi basicamente a situação do País. “Preservar a democracia”. Estavam lá além de Lula e Tasso, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. Amistoso, o encontro durou aproximadamente 60 minutos.

Sim, há óbvios riscos na sustentabilidade de nossa democracia. Infelizmente, a pauta ainda vai permanecer muito tempo como assunto cotidiano para os democratas. Porém, ao procurar Tasso, o ex-presidente Lula trabalha projetando apoios no segundo turno da eleição presidencial.

 

 

Mais notícias