Porto do Mucuripe vai exportar minério de ferro de Sobral para a China em 2020

Inicialmente, serão dois navios com capacidade de 45 mil toneladas cada um. Contrato total da commoditie é  aproximadamente de 500 mil toneladas. 


Porto do Mucuripe
Porto do Mucuripe. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Porto do Mucuripe fechou o primeiro contrato para exportação de minério de ferro. O granel sólido será enviado para a China já em janeiro de 2020.

Inicialmente, serão dois navios com capacidade de 45 mil toneladas cada um. De acordo com o Companhia Docas do Ceará, administradora do terminal, o número pode atingir 300 mil toneladas por ano em 2020 e 2021, respectivamente. O contrato total da commoditie é  aproximadamente de 500 mil toneladas.

O minério de ferro é proveniente de Sobral. A mina foi adquirida pela MDN Mineração. O contrato, assinado pela diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, e pelo diretor comercial Mário Jorge Cavalcanti, e a parte interessada, prevê o armazenamento e embarque de carga. O transporte do Interior do Ceará até Porto de Fortaleza será feito via modo ferroviário.

Sem o minério de ferro, já foram movimentadas 1.484.758 toneladas de janeiro a outubro deste ano ante 1.37 milhão de toneladas em 2018.