Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Porto de Fortaleza: combustíveis, trigo e contêineres no rol de produtos movimentados em julho

Porto de Fortaleza. Foto: Divulgação CDC

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Porto de Fortaleza já iniciou a movimentação de alguns produtos de destaque no mês de julho. Na pauta estão combustíveis, trigo, manganês e contêineres.

Ao todo, são mais de 30 mil toneladas de importação longo curso, exportação longo curso embarque/desembarque via cabotagem (percurso entre portos dentro do País). Só os contêineres são 300.

Atualmente o píer petroleiro externo está recebendo 8 mil toneladas de diesel (navio Turquose veio de Itaqui e seguirá para Belém); o píer interno outras 3 mil toneladas de GLP (navio Forte Copacabana, veio de Barra do Riacho e retorna para o mesmo local após o abastecimento); no berço 103, está sendo descarregado 19.304 toneladas de trigo (navio Bamboo Star, vindo dos Estados Unidos); no berço 106, estão sendo movimentados 300 unidades de contêineres (navio Marfret Guyane veio de Vila do Conde e seguirá para Natal); e no berço 105 atracará no final da tarde desta quinta-feira (09), vindo dos Estados Unidos, o navio Seahope, que carregará 19.700 toneladas de manganês com destino à China.

“A cabotagem possui um grande potencial de transporte de carga com baixo custo e é ambientalmente sustentável. Para tornar mais viável, nós defendemos melhorias na regulação do setor, com redução de taxas e impostos, unificando os valores das tabelas para incentivar esse modal”, ressalta a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves.

Mais notícias