Tasso diz que Brasil tem chance de redesenhar pacto entre os poderes e cita papel do presidente do Senado

Parlamentar é candidato à presidência da Casa


Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O senador Tasso Jereissati afirmou que o País tem a chance de redesenhar o pacto entre os poderes. Em artigo publicado na Folha de São Paulo, o parlamentar também destacou a importância do presidente do Senado.

Tasso ressaltou que a população não elegeu apenas seus novos representantes, mas definiu uma carta de navegação para a ética política do Brasil.  “Sendo o Legislativo o poder originário, o único em que todos os seus membros se submetem à vontade coletiva, devemos ser também os primeiros a auscultar o ânimo que brota do voto democrático e soberano da cidadania”.

“Estamos numa rara janela de oportunidade para desenhar um novo pacto constitucional entre os Poderes e, para tal, é necessário que o Parlamento, independente e altivo, compreenda o resultado das urnas”, completa.

O parlamentar  disse que o papel do próximo presidente do Senado é fazer a interlocução com os diversos entes da sociedade. “Esse quadro torna ainda mais importante a eleição de um presidente do Senado capaz de se constituir de fato como o representante máximo do Parlamento frente à sociedade. Cabe a ele a interlocução com os meios de comunicação, autoridades, sindicatos, empresas e representantes diplomático”, finaliza.