Governadores do Nordeste assinam manifesto contrário a propostas de Bolsonaro

Texto mostra oposição à reforma da Previdência, à desvinculação de receitas, além de defender o Estatuto do Desarmamento


Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Governadores do Nordeste assinaram hoje, 15, um manifesto contrário a medidas de Bolsonaro. O documento é chamado de Carta Aberta dos Governadores do Norte. O texto mostra oposição à reforma da Previdência, à desvinculação de receitas, além de defender o Estatuto do Desarmamento.

Desvinculações de receitas
“Registramos que não concordamos com a ideia de desvinculações de receitas para fazer face ás despesas obrigatórias com saúde, educação e fundos constitucionais, que resultariam em redução de importantes políticas públicas. Em vez disso, desejamos discutir realmente o Pacto Federativo, inclusive no tocante à repartição constitucional de receitas e competências.”

Armas
“Defendemos o atual Estatuto do Desarmamento e somos contrários a regras que ampliem a circulação de armas, mediante posse e porte de armas. Tragédias como o assassinato da vereadora Marielle e a de Suzano, no Estado de São Paulo, mostram que armas servem para matar e aumentar violência na sociedade. Somos solidários à dor das famílias, destas e de outras tragédias com armas, e é em respeito à memória das vítimas que assim nos manifestamos.”

Reforma da Previdência
“Quanto à Reforma Previdenciária, consideramos que se trata de um debate necessário para o Brasil, contudo posicionamo-nos em defesa dos mais pobres, tais como beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social, aposentados rurais e por invalidez, mulheres, entre outros, pois o peso de déficits não pode cair sobre os que mais precisam da proteção previdenciária. Também manifestamos nossa rejeição a proposta de desconstitucionalizar a Previdência Social, retirando da Constituição garantias fundamentais aos cidadãos.”