Search
Search
Close this search box.

Polícia Civil vai expandir núcleo que resolve pequenos conflitos

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

“Calma! Vamos conversar”. Este é o nome do núcleo consensual de mediação de conflitos instalado no 2º Distrito Policial, no bairro Aldeota. Funcionando desde outubro do ano passado, a ação visa resolver conflitos com mais celeridade e conta com cinco policiais civis capacitados para intervir em ocorrências de diversos crimes.

São exemplos de crimes a ameaça, injúria, calúnia, difamação, dano, além de outros cujo início do procedimento policial dependa da vontade do interessado. O núcleo pretende garantir menos burocracia na busca de paz social. Até o fim de 2019 foram realizadas mais de 50 sessões de mediação, com 93% de êxito.

Atualmente, o projeto atende os bairros Aldeota, Meireles, Praia de Iracema e Varjota, integrantes da Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). Mas, a Polícia Civil pretende expandir o núcleo e levar a mediação de conflitos a outras AIS, com policiais capacitados para mediar conflitos sem, necessariamente, judicializá-los.

Segundo o delegado adjunto do 2º DP, Felipe Porto, a iniciativa contribui para agilizar o trabalho da polícia judiciária: “Com a mediação de conflitos, além da celeridade, promovemos também a redução da sobrecarga dos policiais civis, canalizando o trabalho para questões que exigem mais atenção da nossa parte, como crimes de maior gravidade”, afirma o delegado.

“Calma! Vamos conversar” – Núcleo Consensual de Mediação de Conflitos
Atendimento: previamente agendado de 12h às 18h, de segunda a sexta
Endereço: R. Costa Barros, 1971 – Meireles.
Telefone: (85) 3101.1147
Instagram: @calmavamosconversar

Mais notícias