Plataforma mostra que Ceará gasta menos que São Paulo, por escola, mas obtém melhores resultados no Ideb

A plataforma, que está disponível no Tesouro Transparente, foi desenvolvida pelo Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados (GT-CEAD), um departamento do Tesouro Nacional.


 

Gráfico 1 – Ceará e São Paulo.

Edvaldo Araújo
edvaldo@focus.jor.br

Plataforma desenvolvida por técnicos do Tesouro Nacional mostra que as escolas de educação básica do Ceará gastam menos por aluno do que as escolas paulistas, mas seus alunos têm tido um desempenho proporcionalmente melhor no Ideb. “Para o caso do Ceará percebe-se a predominância de escolas num quadrante em que estão as que desempenham melhor e gastam menos. Já São Paulo se destaca no quadrante de gastos mais altos e desempenho também mais alto”, afirmam os técnicos do Tesouro.

Nos gráficos, vê-se na linha vertical os indicadores do Ideb da escola e na linha horizontal, os gastos da escola.

Se comparados os estados de Ceará e Bahia, pode-se claramente ver que apesar dos custos serem aproximados, o desempenho médio dos alunos das escolas cearenses é bem maior. (figura 2)

O resultado foi obtido a partir do cruzamento dos dados do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do setor público brasileiro) com os gastos na educação por aluno/escola e as notas da respectiva escola nas avaliações feitas para monitorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Gráfico 2 – Ceará e Bahia

Os dados foram reunidos num dashboard – painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.

A plataforma, que está disponível no Tesouro Transparente, foi desenvolvida pelo Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados (GT-CEAD), um departamento do Tesouro Nacional. Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento do produto, a ideia é montar uma estrutura de fácil entendimento para o cidadão comum. A partir da plataforma, o cidadão pode comparar, por exemplo, o resultado do seu município com outros municípios. Então, a partir dos resultados, pode discutir porque as autoridades locais gastam mais e obtém um resultado pior que outros municípios ou estados, que gastam menos”.

A plataforma ainda permite a comparação entre municípios de diferentes estados.

Veja a plataforma.