Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Plano da ação do Peiex prevê aumentar em mais de 30% número de empresas exportadoras no Ceará

Navio conteineiro. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Uma ação do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) pode aumentar o número de empresas que visam o mercado internacional no Ceará.

A iniciativa é promovida pela Agência de Promoção de Exportação e de Investimentos (Apex-Brasil) e será implementado regionalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).O objetivo é fazer com que 100 empresas iniciem sua jornada fora do Ceará até 2023.

A qualificação e os serviços oferecidos pelo programa podem elevar em 33% o número de exportadores no Estado.

O Ceará conta com uma balança comercial deficitária. Entretanto, não é por falta de potencial, pelo contrário: o Estado tem estrutura para vender mais US$ 83,5 bilhões para 231 países.

“A cultura exportadora é um grande desafio, principalmente, porque o Brasil tem um mercado interno grande, de tamanho continental, de modo que, muitas vezes, o empresário brasileiro não precisa exportar para sobreviver. Nossa metodologia do Peiex tem a vantagem de garantir uma internacionalização efetiva e segura e aqui no Ceará, com o grande potencial que possui, a partir do programa, é possível aumentar em 33% o número de empresas exportadoras”, explica o executivo.

Outro desafio para os negócios internacionais do Ceará é a concentração de poucos segmentos na pauta: do total de exportações, 57% correspondem ao setor de produtos semimanufaturados de ferro e de aço. Incluir mais setores, como alimentício, vestuário, tecidos e serviços em tecnologia, também é estratégia do Peiex para internacionalização efetiva do Estado.

Mais notícias