Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

PGR ajuiza ADI contra lei cearense que autoriza bebidas nos estádios de futebol

Raquel Dodge. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ajuizou no Supremo Tribunal Federal Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei cearense que permite a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. A chefe da PGR argumenta que cabe a União legislar sobre consumo e desporto, uma vez que é concorrente de acordo com a Constituição Federal.
De acordo com a ADI, a União editou a Lei 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor), que veda expressamente o porte de bebidas alcoólicas em eventos esportivos em todo o território nacional. Para ela, a restrição visa ampliar a segurança de torcedores e assegurar a promoção de sua defesa como consumidores e protege, também, cidadãos que transitam nas imediações dos eventos e nos locais de fluxo de torcedores, usuários do sistema de transporte público, prestadores de serviços e comerciantes envolvidos com os espetáculos e até os agentes públicos que neles trabalham, tanto na segurança pública quanto em outras áreas (trânsito, transporte, saúde etc.).
Na fundamentação, a procuradora-geral da República destaca que a lei sobre a comercialização de bebidas alcóolicas nos estádios do Ceará invade a competência legislativa da União e que os interesses comerciais e de arrecadação que a motivaram não justificam a comercialização e consumo de bebidas. “Há, portanto, invasão, pelo Estado do Ceará, do campo legislativo reservado à União pelo art. 24-V/X, combinado com os §§1.º a 3.º do mesmo dispositivo da Constituição da República, concernente à edição de normas gerais sobre consumo e desporto”, frisa Dodge. Ao fim, foi pedido a concessão do pedido liminar para fins de suspender a lei cearense em toda sua extensão até o julgamento do mérito pelo STF.
Na fundamentação da ADI, a procuradora-geral da República juntou vários julgados do STJ e STF sobre a inconstitucionalidade de leis estaduais que autorizavam a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol. Além da lei cearense, a PGR também está questionando as leis dos estados do Mato Grosso e do Paraná. A ADI 6194 foi distribuída para o ministro Ricardo Lewandowski.
*Com informações STF
Leia Mais
+ ADIs que questionam leis de vendas de bebidas em estádios podem mexer com lei cearens
+Clubes de futebol do Ceará vão poder explorar filão das cervejas artesanais nos estádios
No clássico rei, nada de cerveja no estádio
Assembleia divulga pesquisa sobre bebidas alcoólicas nos estádios de futebol
PL que permite comercialização de bebida alcoólica nos estádios deve ser votada em maio
Venda de bebidas nos estádios: deputado faz enquete no Face
Bebida nos estádios gera “disputa” entre ex-presidentes do Fortaleza e Ceará
Liberar cerveja nos estádios é ação social, por Pedro Mapurunga Azevedo
A ganância ameaça a prosperidade do futebol cearense, por Plauto de Lima

Mais notícias