Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa mostra que meta de vacinação contra a COVID-19 deve ser alcançada em 2022

Vacina. Foto: Prefeitura de Fortaleza

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), mostra que a imunização da população geral deve ser concluída em 2022, considerando o ritmo atual da vacinação no País.

De acordo com o levantamento, o Brasil precisa aplicar 207 milhões de doses vacinas contra a COVID-19 para atingir a imunização completa dos brasileiros.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40,5% da população brasileira recebeu a 1ª dose da vacina contra covid-19, enquanto 15,1% recebeu a 2ª dose ou a dose única.

Projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021 mostra que a população adulta com mais de 18 anos corresponde a aproximadamente 160 milhões de brasileiros.

Os especialistas analisaram informações do site OpenDataSUS e do painel de vacinação do Ministério da Saúde. Eles pontuaram que para alcançar a meta de pelo menos 90% de toda a população vacinada é necessário aplicar cerca de 176 milhões de doses, o que exigiria a aplicação de 1 milhão de doses diárias até 31 de dezembro.

Os pesquisadores afirmaram que, caso a oferta de vacinas e a velocidade de vacinação não aumentem significativamente, a imunização completa de pelo menos 90% da população com 18 anos ou mais só poderia ser alcançada no primeiro semestre de 2022.

A pesquisa também diz que 2,1 milhões de pessoas acima de 60 anos não tomaram a segunda dose da vacina e ultrapassaram o intervalo de tempo recomendado entre a 1ª e 2ª aplicação, enquanto 15% dos idosos não tomou nenhuma das doses da vacina.

Mais notícias