Pesquisa Exame/Ideia: Lula lidera corrida eleitoral com 41% contra 24% de Bolsonaro

Já num segundo turno entre o ex-presidente e Ciro, o petista venceria também com 47% dos votos ante 25% do pedetista


Foto: ERALDO PERES (AP)

Equipe Focus
focus@focusjor.br

O ex-presidente Lula (PT) tem 41% das intenções de voto contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que aponta a pesquisa feita pelo Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, 13.

Na pesquisa anterior, Lula tinha apresentado 37% no mês de dezembro, ante 27% de Bolsonaro. No possível segundo turno, Lula vence em todos os cenários simulados.

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) aparece com 11%. O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 7%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 4%.

Houve pesquisas de cenários do segundo turno. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 49% a 33%. No caso de disputa entre o petista e Doria, o ex-presidente ficaria também com 49%, ante 26% do tucano.

Num eventual embate entre Lula e Moro, o ex-presidente ficaria com 47% ante 30% do ex-ministro. Com Ciro, o petista venceria também com 47% dos votos ante 25% do pedetista.

Já num segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, o presidente ficaria com 34% ante 40% do pedetista. Contra Moro, Bolsonaro ficaria com 32% contra 38% do ex-juiz. No caso de um segundo turno entre o atual presidente e Doria, Bolsonaro venceria por 34% contra 28%

O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre o domingo, 9, e esta quinta-feira, 13, por telefone. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03460/2022.