Em pesquisa Big Data sem Cid, Capitão lidera contra RC e Izolda

Dado muito relevante no momento, a rejeição é o maior problema tanto do Capitão Wagner quanto de Roberto Cláudio


Capitão Wagner. Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira, 21, mostrou que se a eleição fosse hoje o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) venceria a eleição nos quatro cenários contra os candidatos pedetistas (RC, Izolda, Mauro e Evandro).

Porém, nos cenários em que o pré-candidato do União Brasil disputa contra o ex-prefeito Roberto Cláudio e a governadora Izolda Cela, a diferença não permite tranquilidade para o Capitão.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Record e não considerou a possibilidade da candidatura do senador Cid Gomes, cujo nome vem sendo colocado diante da disputa interna que marca a caminhada do PDT.

Veja os cenários apresentados pela pesquisa Bid Data que ouviu 1.500 eleitores por telefone entre os dias 18 e 20 de junho e com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cenário 1
Capitão Wagner (União): 49%
Evandro Leitão (PDT): 11%
Adelita Monteiro (PSOL): 3%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 17%
Não Sabe/Não Respondeu: 20%

Cenário 2
Capitão Wagner (União): 44%
Izolda Cela (PDT): 29%
Adelita Monteiro (PSOL): 2%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 15%
Não Sabe/Não Respondeu:10%

Cenário 3
Capitão Wagner (União): 40%
Roberto Cláudio (PDT): 35%
Adelita Monteiro (PSOL): 2%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 13%
Não Sabe/Não Respondeu: 10%

Cenário 4
Capitão Wagner (União): 45%
Mauro Filho (PDT): 19%
Adelita Monteiro (PSOL): 3%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 16%
Não Sabe/Não Respondeu: 17%

Atentem que, considerando a margem de erro, no cenário com Roberto Cláudio há um empate técnico entre o ex-prefeito de Fortaleza e o deputado federal do União Brasil. No limite das possibilidades, RC poderia ter 38% contra 37% do Capitão. Por esse mesmo raciocínio, o placar poderia ser também 43% para o Capitão contra contra 32% do ex-prefeito.

Rejeição

Capitão Wagner (União): 42%
Roberto Cláudio (PDT): 36%
Izolda Cela (PDT): 28%
Mauro Filho (PDT): 20%
Evandro Leitão (PDT): 17%
Adelita Monteiro (PSOL): 16%
Serley Leal (UP): 14%

O quadro da rejeição deve ser lido com máxima atenção. No momento, faltando mais de dois meses para a campanha, o “não voto neste candidato de jeito nenhum” é tão ou mais importante que as expectativas de voto. Nesse item, a governadora Izolda e os pedetistas Mauro Filho e Evandro leitão aparecem numa condição melhor que a do Capitão e a de Roberto Cláudio.

Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, Capitão Wagner também aparece em primeiro, com 30%. Três nomes do PDT vêm a seguir. Em segundo, está Roberto Cláudio, com 12%. A atual governadora do estado, Izolda Cela, vem em terceiro, com 9%. Mauro Filho tem 3%. Branco e nulo somaram 2%. Foram 44% os que não souberam ou não responderam.