Pesquisa AtlasIntel/Arko/Focus será divulgada neste sábado

Os resultados da Atlas vão fechar o ciclo de pesquisas da semana. Entre a quinta-feira e este sábado, será a quarta pesquisa que conhecida há uma semana do fim da campanha eleitoral e a nove dias da eleição.


Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

A pesquisa AtlasIntel para governador do Ceará será divulgada neste sábado, 24 de setembro, por volta das 11 horas da manhã.  Como os questionários ainda estavam sendo tabulados na tarde desta sexta-feira, Focus, veículo que tem a exclusividade na divulgação, em comum acordo com a Atlas, avaliou que é adequado do ponto de vista jornalístico tornar públicos os índices no sábado, fechando assim o ciclo de quatro pesquisas da semana.

A disputa eleitoral do Ceará já conheceu os números das pesquisas Ipespe, diculgados pelo O Povo na quinta-feira, Ipec, pela TV Verdes Mares também na quinta-feira, e Ideal Big Data, que foi divulgado pela Record na manhã de sexta-feira.

A pesquisa AtlasIntel foi contratada pela consultoria Arko Advice. A AtlasIntel entrevistou 1.600 eleitores. O período de realização das entrevistas se deu entre os dias 17 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A consulta foi registrada no TSE com o número CE-04989/2022, em 17 de setembro. Veja aqui mais informações acerca da AtlasIntel.

Como apontou reportagem do UOL, o instituto Atlas, ou AtlasIntel, atua em países da América Latina, como México e Argentina, e nos Estados Unidos. Com sede em São Paulo, a empresa também realiza pesquisas no Brasil.

A empresa coleta os questionários das suas amostras por meio da metodologia Random Digital Recruitment (RDR), com convites aleatórios respondidos por usuários de internet durante uma navegação padrão.

As amostras são calibradas, segundo a empresa, de forma a corrigir “eventual super ou sub-representação de grupos específicos”. De acordo com a Atlas, procedimentos específicos de segurança impedem respostas de usuários que já participaram do estudo.

O número de entrevistados para as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais ou estaduais varia de 1.600 a 6.000 pessoas. A margem de erro dos levantamentos é de 1 a 2 pontos percentuais, com um índice de confiabilidade de 95%.

As pesquisas AtlasIntel são pagas por clientes institucionais, por veículos de mídia e pelo próprio instituto.