Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa aponta que maioria dos líderes é contra a reeleição, a mãe de tantos vícios

FHC e Tasso na década de 1990, quanto um governava o Brasil e o outro o Ceará. Nessa fase, a reeleição foi aprovada. Foto: arquivo Instituto Queiroz Jereissati.

Uma notícia alvissareira. Levantamento realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo indica que a atual composição do Congresso Nacional tem uma maioria favorável ao fim da reeleição, pai e mãe de tantos vícios de nossa política. A ideia tem o apoio declarado de 16 dos 24 líderes partidários representados no Parlamento.

O movimento começou numa sequência de dois fatos. Primeiro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assinou artigo declarando que se arrepende de ter apoiado a proposta que mudou a Constituição e permitiu sua própria reeleição. Uma rara autocrítica no âmbito da política brasileira.

Na sequência, o segundo fato: o deputado federal Alessando Molon, do PSB, assinou proposta de uma PEC que acaba com a reeleição.

Somente três dos líderes de bancada consultados pelo jornal defenderam manter a atual regra: Solidariedade, PSOL e Patriota. PT e PP não se posicionaram na enquete. O PROS, o PSC e o PSD não responderam.

Mais notícias