Pesquisa aponta que maioria dos líderes é contra a reeleição, a mãe de tantos vícios

Depois que FHC fez autocrítica, o deputado federal Alessando Molon, do PSB, assinou proposta de uma PEC que acaba com a possibilidade de recondução do mandatário.


FHC e Tasso na década de 1990, quanto um governava o Brasil e o outro o Ceará. Nessa fase, a reeleição foi aprovada. Foto: arquivo Instituto Queiroz Jereissati.

Uma notícia alvissareira. Levantamento realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo indica que a atual composição do Congresso Nacional tem uma maioria favorável ao fim da reeleição, pai e mãe de tantos vícios de nossa política. A ideia tem o apoio declarado de 16 dos 24 líderes partidários representados no Parlamento.

O movimento começou numa sequência de dois fatos. Primeiro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assinou artigo declarando que se arrepende de ter apoiado a proposta que mudou a Constituição e permitiu sua própria reeleição. Uma rara autocrítica no âmbito da política brasileira.

Na sequência, o segundo fato: o deputado federal Alessando Molon, do PSB, assinou proposta de uma PEC que acaba com a reeleição.

Somente três dos líderes de bancada consultados pelo jornal defenderam manter a atual regra: Solidariedade, PSOL e Patriota. PT e PP não se posicionaram na enquete. O PROS, o PSC e o PSD não responderam.

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.