Partido de Ciro vai ao TSE para defender filtro “Prefiro Ciro”

Os perfis dos candidatos Lula e Bolsonaro no site aparecem no tópico campanhas em alta (Trending Campaigns), estando o petista com 74.990 adesões e o presidente contando com 90.551


Imagem: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra deputado paulista Augusto de Arruda Botelho Neto (PSB), acusando de roubar a marca “Prefiro Ciro” ao reproduzir no twibbon o filtro de “Prefiro Lula”. No caso, o partido do presidenciável pedetista alega que houve uma  apropriação da identidade gráfica e o slogan de campanha do seu candidato.

Na representação, a agremiação política do ex-governador do Ceará sustenta que “a partir do uso da expressão “Prefiro” e a utilização das mesmas cores da respectiva propaganda eleitoral utilizada pelo Senhor Ciro Gomes, denotase a similitude criando, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais capazes de confundir o eleitorado brasileiro”. No documento, a defesa de Ciro alega ainda que existe semelhança e confusão na propaganda adotada pelo outro candidato que utiliza “um nítido ardil de criar artificialmente, de má-fé um estado mental, emocional, passional que não corresponde à realidade, pois, de forma capciosa passa para os eleitores que a Campanha de Ciro está agora apoiando Lula”.

Na ação apresentada junto ao TSE no fim da manhã de hoje, 17,  os advogados do PDT apontam também como infratores da lei eleitoral o representante das páginas @jairmearrependi e STORM IDEAS SUGAR BOND HOUSE e o responsável pelo perfil https://twibbon.com/Support/prefiro-lula.  Ao fim, a representação eleitoral requer a exclusão de todo material já publicado com o uso do filtro “Prefiro” dos perfis dos representados.

Em consulta ao site, os perfis dos candidatos Lula e Bolsonaro aparecem no tópico campanhas em alta (Trending Campaigns), estando o petista com 74.990 adesões e o presidente contando com 90.551.

Twibbon é um site gratuito de criação e adesão de campanhas para apoiar causas, marcas ou organizações em redes sociais, como Facebook e Twitter, com um filtro temático para foto de perfil. Qualquer usuário poder criar sua campanha e divulgar com o mundo.

Leia Mais
+ O filtro temático de candidato como marca nas eleições. Por Frederico Cortez

+ O direito autoral na paródia eleitoral, por Frederico Cortez