Parte dos deputados do PDT no Ceará mantém distância de RC e Ciro

Na prática, o partido está rachado. Cada um foi cuidar de seu próprio quintal e deixou de lado a campanha de Ciro, que segue para ter o pior resultado no Ceará nas quatro disputas nacionais que participou


Equipe Focus
focus@focus.jor.br

No dia em que o ex-prefeito de Fortaleza e candidato ao governo do Estado, Roberto Cláudio (PDT), marcou um ato político com as mulheres pedetistas em Sobral, o prefeito da cidade, Ivo Gomes (PDT), saiu com mais um petardo contra o candidato. O irmão mais novo de Ciro apontou nomes do partido, incluindo o de RC, que não fazem referência ou menção ao candidato do PDT ao Palácio do Planalto em suas redes sociais.

O protesto de Ivo, ocorrido quando Ciro reclamava de “facada nas costas” no Ceará, acabou gerando troca de farpas com André Figueiredo, presidente estadual do PDT. “Desafio: encontre nos Instagrans a seguir uma única referência ou pedido de votos ao Ciro”, disse Ivo.

O Focus pesquisou postagens desde o início da campanha eleitoral de deputados estaduais e federais do PDT cearense. Poucos nomes da legenda manifestam apoio ao ex-governador do Ceará ou até mesmo para RC. Outros, nem isso. E há um grupo que, após o rompimento do PDT com o PT, chegou a se solidarizar com a governador Izolda Cela.

Importante apontar que, desde o início da campanha eleitoral, RC fez menção direta ao Ciro em quatro posts na sua conta oficial do Instagram, sendo a última do dia 9 de setembro.

Os deputados estaduais Evandro Leitão (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), Osmar Baquit, Bruno Pedrosa, por exemplo, nem sequer citam Roberto Cláudio ou Ciro em suas campanhas nas redes sociais e no material de campanha.

Os deputados estaduais Tin Gomes, Queiroz Filho e Sérgio Aguiar mencionam RC e Ciro, mas não há ênfase ou atos públicos de apoio ao candidato a presidente do partido.

Historicamente ligado a Ciro, o deputado federal Mauro Filho faz uma campanha tímida para o pedetista. Há um vídeo em seu perfil em que Ciro participa de um debate, além da utilização da logo do presidenciável em seu material de campanha.

Roberto Cláudio aparece mais que Ciro no material de campanha do economista. Até o prefeito de Fortaleza, José Sarto, aparece em vídeo na página de Mauro Filho no Instagram.

Idilvan Alencar, deputado federal pelo PDT, tem vídeos de Izolda Cela na rede social em sua campanha pela reeleição. Em um deles, a governadora pede voto para o parlamentar. No entanto, a candidatura de Ciro passa longe da campanha de Idilvan, um parlamentar que tem sua base eleitoral entre servidores da educação e professores.

Abaixo, vejam vídeos e um vasto material de campanha de diversos candidatos. Pelas imagens, é possível identificar o compromisso e o não compromisso de diversos pedetistas com as campanhas majoritárias da sigla.

O mesmo ocorre com o deputado estadual, Salmito Filho:

Veja abaixo os perfis no Instagram de alguns pedetistas: