Paraná Pesquisas para o Governo do Ceará: Wagner lidera, mas Izolda e RC estão em pé de igualdade

A pesquisa indica que não há diferenças significativas entre os resultados obtidos por RC e Izolda nos confrontos com Wagner. Na prática, considerando o limite da margem de erro de 2,5% para cima e para baixo, os resultados são muito similares quando os dois cenários são comparados.


Novo levantamento do Paraná Pesquisas mostra que o Capitão Wagner (União Brasil) lidera a disputa no Ceará com uma significativa margem de diferença em relação ao candidato do PDT, seja este o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ou a governadora Izalda Cela.

Nesse ponto, não há supresas. O que mais chama a atenção da nova pesquisa são os índices muito aproximados de RC e Izolda quando confrontados com Wagner. Chama a atenção também a situação numericamente superior de Izolda em relação ao ex-prefeito na pesquisa espontânea, mesmo que o resultado seja na prática um empate em função da margem de erro.

A pesquisa não considerou cenários envolvendo o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e também o deputado federal Mauro Filho, ambos do PDT e pré-candidatos declarados.

PESQUISA ESPONTÂNEA
São poucos os eleitores que hoje têm clareza quanto ao seu voto quando perguntados sem que lhes seja apresentao a lista de potenciais candidatos. 72% dizem não saber ou não quis responder.

Wagner aparece com 9,9%, Camilo Santana, que não será candidato surge com 2,7% e, supresa, Izolda Cela ganha uma quantidade de menções até superior a RC. 2,3% contra 1,9% do ex-prefeito.

AS DUAS SIMULAÇÕES PARA O GOVERNO
No cenário em que Capitão Wagner disputa contra Roberto Cláudio, o candidato do União Brasil aparece com 43,4% das intenções de voto contra 29,8% de RC. A candidata Adelita Monteiro (Psol) entrou nqa lista submetida aos pesquisados e obteve 2,9% das menções.

No cenário  contra Izolda Cela, o deputado federal Capitão Wagner chega aos 46,5% contra 24,2% da governadora. Nesse quadro, Adelita Monteiro  vem com 3,2%.

Atentem que não há diferenças significativas entre os resultados obtidos por RC e Izolda nos confrontos com Wagner. Na prática, considerando o limite da margem de erro de 2,5% para cima e para baixo, os resultados são muito similares quando os dois cenários são comparados.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA

Leia Mais
+Paraná Pesquisas indica que eleição de Camilo para o Senado será um passeio
+RC e Izolda empatam na “certeza de voto”, mas o ex-prefeito de Fortaleza é líder na rejeição
+Paraná Pesquisa no Ceará: Lula 44,4%, Bolsonaro 25,8% e Ciro 14,4%

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.