Paraná Pesquisa no Ceará: Lula 44,4%, Bolsonaro 25,8% e Ciro 14,4%

O resultado da consulta é uma péssima notícia para Ciro no Ceara no momento em que o pedetista resolveu ir para o confronto com aliados locais.


Lula, Ciro e Bolsonaro. Foto: Divulgação

Consulta realizada pelo Paraná  Pesquisas mostra que Lula (PT) lídera com grande folga a disputa entre os eleitores do Ceará com 44,4% das intenções de votos. São 30 pontos percentuais a mais do que o resultado obtido por Ciro Gomes, o terceiro colocado com 14,4%.

O quadro de hoje é tão dramático para Ciro que sua diferença para Jair Bolsonaro é de aproximadamente 11 pontos percentuais. Em segundo lugar entre os cearenses, o Presidente possui 25,8% das intenções de votos.

O índice alcançado por Bolsonaro no Ceará coincide exatamente com a quantidade de eleitores que avaliam sua gestão como ótima ou boa. Na soma, 25,9%.

A situação do presidente pode até melhorar um pouco se os 33,5% que o aprovam resolverem apostar na sua reeleição. No entanto, sua reprovação é altíssima. Os 61% de desaprovação entres os cearenses pode ser visto simplesmente como rejeição.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado do Ceará. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 1540 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 60 municípios entre os dias 01 a 06 de maio de 2022.

Tal amostra representativa do Estado do Ceará atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,5% para os resultados gerais.

VEJA OS QUADROS DA PESQUISA

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.