Pandemia faz contabilidade digital virar tendência. Por Marcos Sá


Marcos Sá. Contabilista. Foto: Divulgaçãoconta

A contabilidade digital ou contabilidade 3.0, como também é conhecida, já apresentava crescimento antes da pandemia da COVID-19, mas grande parte dos processos ainda permaneciam dentro da rotina presencial. Com a quarentena e o isolamento social, o ramo contábil precisou acelerar o processo de digitalização dentro dos escritórios.

A transformação trouxe mais eficiência, agilidade nos processos, otimização de resultados e maior produtividade das companhias. Uma das habilidades mais importantes atualmente, é a antecipação. A capacidade de identificar e se posicionar diante de tendências futuras, para seu escritório contábil e para seus clientes, antes mesmo que as mudanças os afetem.

Desafios econômicos e legais impostos pela crise de mercado vão muito além do distanciamento físico dos consumidores. O ganho de tempo adquirido pela agilidade dos trâmites online, garante que cálculos sejam realizados em segundos e que dados sejam alimentados muitas vezes de forma automática.

Esse novo formato não surgiu para substituir os profissionais contábeis, veio para transformar o papel do contador, que se transforma cada vez mais em um consultor estratégico, pronto para dar insights valiosos para empreendedores que desejam ver seus negócios crescerem, que permitam elevar sua competitividade e também sua relevância perante os clientes. Assim, os clientes contratantes podem desfrutar de contadores mais engajados, completos e eficientes, capazes de atender às suas reais necessidades e de fornecer o melhor apoio possível para a superação dos momentos de crise.

Alguns pesquisadores apontam que na próxima década, 47% de todos os empregos dos Estados Unidos serão automatizados. Os estudos ainda avaliam as chances de que certas atividades serão completamente automatizadas nos próximos 20 anos. Essa expectativa pode até não se confirmar, mas atualmente, diante do cenário em que vivemos, é certo que o futuro dos profissionais contábeis é se tornarem cada vez mais proficientes em habilidades que têm pouco a ver com o núcleo tradicional da profissão.