Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pague Menos, Raia Drogasil e outras redes de farmácias serão investigadas após uso de dados pessoais de clientes

Farmácia Pague Menos. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Grandes redes de farmácias do Brasil estão na mira da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) – vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Isso porque o órgão decidiu investigar possíveis vestígios de violação de proteção de dados dos consumidores atendidos.

A Senacon afirma que há falta de transparência no processo de obtenção e tratamento de informações pessoais fornecidas às companhias pelos clientes. Contempla, por exemplo, os programas de descontos amplamente aplicados pelas redes.

Dentre as investigadas estão Raia Drogasil, Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo, Pague Menos e Panvel. Estas terão dez dias para prestar esclarecimentos. As informações são do jornal O Globo.

A Senacon ressalta, em alguns casos, para ingressar no programa de descontos, o cliente tem de fornecer o CPF. No entanto, o consumidor desconhece como seus dados serão utilizados pelas redes.

Outra preocupação do órgão diz respeito aos planos de saúde e convênios com associações e entidades de classe. A ideia é buscar uma possível relação que envolva o compartilhamento de informações entre laboratórios, consultórios médicos e drogarias.

Questionada, a Drogasil informou que não recebeu notificação da Senacon. Garantiu que atua de forma transparente no uso de dados dos clientes. A Pague Menos, contudo, ainda não se manifestou.

Mais notícias