Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pacientes da Unimed Fortaleza internados sem vacina é quase o dobro dos vacinados, afirma médico

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Após a divulgação do vídeo do presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, sobre o número de pacientes internados por COVID que não tomaram a vacina ser maior que os imunizados (com uma, duas ou três doses) no hospital da cooperativa (o HRU), o médico João Flávio Nogueira, membro da Academia Americana de Otorrinolaringologia, fez uma análise com base em métodos estatísticos.

“Quanto aos números divulgados ontem pela Unimed Fortaleza, temos que levar em conta, estatisticamente falando, a questão da proporcionalidade. Não podemos, com números absolutos, comparar dois grupos diferentes”, afirma o profissional.

“O que aconteceu ontem, inclusive o Elias me falou que estava muito ‘estafado’, com muitas pessoas o procurando, ele colocou os números absolutos de pacientes internados com ou sem COVID com relação ao status vacinal”, pontou.

Nogueira fez alguns cálculos. “Se pegarmos somente dentre o universo das pessoas que têm Unimed Fortaleza (vou arredondar em 500 mil vidas) teríamos (e extrapolando que o índice de vacinados seja semelhante ao da população geral, ou seja, 90% com pelo menos 1 dose, segundo informações da própria Prefeitura de Fortaleza), são 450 mil usuários da Unimed vacinados: 45 internados, ou 0,01%, ou 1 internado a cada 10 mil usuários.”

Dentre os 50 mil não vacinados, 8 internados ou 0,016%, ou 1 internado a cada 6.250 usuários. “Mais pacientes internados proporcionalmente que não se vacinaram! Mais uma vez, quase o dobro”, explica.

O médico também detalha que há trabalhos científicos que falam do “escape vacinal” da variante Ômicron. “Esses mesmos trabalhos falam que um esquema que protegeria mais e considerado completo seria com 3 doses. Dos internados por COVID no HRU, a maioria (até em números absolutos) está sem esse esquema considerado completo. Se aplicarmos os conceitos estatísticos, aí essa relação entre não vacinados e vacinados internados seria até maior”, finaliza.

Do Focus: o quadro abaixo resume a questão.

Leia Mais
+Maioria dos pacientes internados por COVID no Hospital da Unimed recebeu vacina
+Unimed Fortaleza estuda suspender cirurgias eletivas após aumento de casos de COVID
+O caso dos internados com e sem vacina: foco em dados. Por Cláudio Lenz

Mais notícias