Otimismo ou entusiasmo? O Brasil no rumo de 2022. Por Yunare Marinho

"Faça tudo com carinho, atenção e busque sempre a perfeição por que a Alta Performance é possível através do seu empenho = desempenho"


Yunare Marinho Targino. Foto: Divulgação

Por Yunare Marinho
Post convidado

O ano está entrando no trimestre final de 2021 e acredito que o pior já esteja passando nesta pandemia e agora devemos ter foco em nosso comportamento no dia a dia seja no trabalho ou seja na vida pessoal. Você é um profissional otimista ou um profissional entusiasmado?. Mas, antes de responder vamos aos conceitos.

Otimismo – Atitude daqueles para quem tudo no mundo é o melhor possível, ou para quem a soma dos bens supera a dos males. / Tendência a ver tudo bem; tendência daqueles que se consideram satisfeitos com o atual estado de coisas, ou seja significa acreditar que uma coisa vai dar certo, de repente até torcer para que ela dê certo.

Entusiasmo – Entusiasmo é um grande interesse, um intenso prazer, uma dedicação ardente, uma paixão, uma veemência com o que se fala ou escreve. Entusiasmo é um arrebatamento, uma explosão de alegria…Muitas pessoas confundem entusiasmo com otimismo, No mundo corporativo atual, as empresas necessitam de colaboradores entusiasmados. O colaborador entusiasmado acredita tanto no seu potencial e na sua capacidade de fazer as coisas acontecer como nas pessoas a seu redor.

Não existe fórmula mágica a palavra de ordem é AÇÃO com entusiasmo, não devemos ficar prostrados esperando condições ideais para nos sentir entusiasmados , pois sempre teremos motivos e razões cotidianas para não nos entusiasmarmos. Lembre-se é importante ser um profissional otimista acreditar no seu potencial interior mas nada como um profissional entusiasmado e apaixonado pelo que faz, isso sem sombra de dúvida faz toda a diferença dentro de uma organização.

Muitas pessoas passam a vida esperando melhores condições, uma grande oportunidade, ter sucesso em algum quesito para, só depois, se entusiasmarem com o momento. Esse é o erro: precisamos agir desde o começo com entusiasmo para, depois, colher os frutos dos momentos especiais que ele pode nos proporcionar.

De nada adianta querer viver com mais entusiasmo se as reclamações estão sempre aí. Esse é um comportamento que vai na contramão do entusiasta. Portanto, chega de reclamar! Troque a reclamação por uma ação e prefira sempre o lado bom das coisas.

No trabalho, deixe as intrigas e fofocas de lado, pois elas atrapalham o ambiente.

Foco e comprometimento são palavras-chave para quem busca uma vida com entusiasmo. Por crer que tudo é possível e que a tarefa pode ser executada, o entusiasta tem que agir focado e determinado a cumprir aquilo que lhe foi delegado ou o que se propôs. Faça tudo com carinho, atenção e busque sempre a perfeição por que a Alta Performance é possível através do seu empenho = desempenho.

Bom fim trimestre 2021, vamos continuar o olhar na economia solidária e acreditar em nossa gente!

Yunare Marinho é Gerente de Processos Industriais Corporativo no Grupo M.Dias Branco, Fortaleza – CE. Cidadão Luso-Brasileiro é Graduado em Engenharia Mecânica, UNIFOR – CE. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Universidade Christus – CE, Pós-graduado em Psicologia Transpessoal pelo Instituto de Pesquisas e Estudos da Consciência e Faculdade Porto das Monções. Autor das obras “Desenvolvendo organizações: uma abordagem transpessoal” e “Alto Desempenho com Propósito”.