Os rumos da economia do Ceará no Focus Colloquium com Maia Júnior

É pelo secretário de Desenvolvimento Econômico que passam todos os projetos e tratativas relacionados a um setor vital para o futuro do Ceará. A Live vai ao nesta terça-feira, 14, às 11 horas.


É pelo secretário Maia Júnior que passam todos os projetos e tratativas relacionados a um setor vital para o futuro do Ceará.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A economia do Ceará ocupa hoje um patamar que coloca o Estado como protagonista que vem atraindo investimentos de um porte que até há pouco tempo não seria fácil prever. Décadas seguidas de planejamento adequado, políticas públicas consequentes e fortes investimentos em infraestrutura explicam o contexto no qual o Ceará mostra-se capaz de atrair empreendedores interessados em estruturar negócios de ponta, como é o caso do acordo para instalar no entorno do Pecém uma usina de Hidrogênio Verde, tendência no mundo que busca se livrar da dependência dos combustíveis fósseis.

Não faltam boas notícias na área do desenvolvimento econômico do Ceará. É claro que os efeitos sociais desse processo também já se fazem sentir.

Os rumos da economia do Ceará é o tema geral do Focus Colloquium com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Francisco Maia Jr, que exerce papéis preponderantes na área desde a década de 1990. Na live, que vai ao às 11 horas desta sexta-feira, 14 de setembro, Maia vai conversar com o editor do Focus, o jornalista Fábio Campos.

Maia é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1976-1980) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1976-1980).

No período de 2003 a 2006, foi vice-governador do Ceará enquanto exercia a função de Secretário de Planejamento. Antes, foi diretor do Departamento Estadual de Rodovia e Transporte, Secretário de Transportes, Energia, Comunicações e Obras, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Secretário de Infraestrutura.

Todas as funções acima no âmbito das três gestões como governador do hoje senador Tasso Jereissati. Foram justamente as gestões que estabeleceram os novos marcos do processo de desenvolvimento do Ceará, que, na prática, davam continuidade às ráizes dos planos de desenvolvimento formulados ainda na década de 1960, com forte influência do ex-governador Virgílio Távora.

Após experiência na área privada, a convite do governador Camilo Santana, Maia voltou ao setor público, em 2017, como secretário do Planejamento e Gestão. Em 2019, assumiu o comando da pasta de Desenvolvimento Econômico. É por ele que passam todas as tratativas e projetos relacionados a um setor vital para o futuro do Ceará.

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.