Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Onzoon quer ser o Airbnb dos eventos online

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

O duro golpe da Coronavírus na área de organização de eventos e, consequentemente, no turismo de negócios ganha agora um competidor profissional e ávido por ocupar a imensidão do espaço gerado pela pandemia. No vácuo das demandas causadas pela imposição do isolamento social, a empresa norte-americana de videocomunicações Zoom larga na frente e agora lança o OnZoom, plataforma de eventos e mercado capaz de realizar experiências online com ingressos.

Na pandemia, a Zoon viu suas ações darem um salto de quase 700%. Hoje, já é avaliada pelo mercado em US$ 160 bilhões. Ou cerca de 880 bilhões de reais. isso mesmo. Não há nada que se pareça com isso no Brasil.

Segundo o site Neoffed, “por enquanto disponível apenas em território americano, a ferramenta é uma espécie de “Airbnb Experiências” versão live streaming. Ali estão disponíveis, por exemplo, uma aula de ginástica completa de 40 minutos por US$ 10 e uma sessão de uma hora de piano clássico por até US$ 5. É possível organizar ainda eventos gratuitos ou pedir doações a uma determinada ONG”.

Perceberam? O negócio ainda chega com a abertura para as ações de generosidade para beneficiar ONGs ao gosto do freguês, desde as assistencialistas até as que promovem ações afirmativas de setores sociais.

Os eventos da Onzoom podem hospedar até 1.000 participantes, e o número de inscritos em cada evento depende do nível de assinatura do Zoom do anfitrião. No momento, para criar e participar de eventos usando OnZoom, os usuários do Zoom devem estar nos EUA e ter uma assinatura paga. O plano é disponibilizar o OnZoom globalmente em 2021.

Em declaração pública, o Zoom disse o seguinte: “Ficamos emocionados e inspirados por todas as maneiras incríveis como o mundo se adaptou a uma paralisação literal de eventos pessoais em meio à Covid-19. Quando proprietários de empresas, empreendedores e organizações de todos os tamanhos tiveram que encontrar uma maneira – qualquer maneira – de manter o rumo e continuar a fornecer serviços a seus clientes, muitos recorreram à Zoom. OnZoom simplifica essa experiência”.

“Uma extensão da plataforma de comunicação unificada do Zoom, o OnZoom é uma solução abrangente para usuários pagos do Zoom criarem, hospedar e monetizar eventos como aulas de ginástica, shows, shows de stand-up ou improvisação e aulas de música na plataforma Zoom Meetings.”

O valor, a duração e o formato dos eventos são definidos pelos usuários organizadores. A companhia trabalha com três categorias diferentes, sendo a mais barata US$ 14,99/mês. “Neste primeiro momento, a Zoom não está cobrando nenhuma taxa ou porcentagem sobre os “ingressos” vendidos pela plataforma. O plano é instituir algum tipo de tarifa em 2021, quando a plataforma for estendida a outros países e mercados”, diz o texto do Neofeed.

Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito ou PayPal, e a política de reembolso é definida pelo anfitrião, que escolhe entre duas opções: recusar qualquer pedido de cancelamento ou trabalhar com a devolução integral do dinheiro dos interessados, se a desistência for confirmada até uma hora antes do evento.

O Neofeed acrescenta que, com a OnZoom, a companhia ganha um diferencial importante em relação as suas principais concorrentes, como o Skype, da Microsoft, o Google Meet e a BlueJeans, adquirida pela Verizon em abril deste ano, por valor não definido.

 

Mais notícias