Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

OAB preocupada por denúncia do MPF contra Glenn Greenwald, do Intercept Brasil

Resultado de imagem para glenn
Jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil. Foto: Divulgação

Equipe Focucs
focus@focus.jor.br

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota sobre a denúncia do Ministério Público Federal contra o jornalista norte-americano Glenn Greenwald. No documento publicado ontem,21, a entidade representativa dos advogados e advogadas do país destacou que a participação de Gleen não é crime. A publicação é assinada pelo Observatório da liberdade da Imprensa da OAB.

Na denúncia, o MPF diz que Gleen cometeu crimes de invasão de dispositivos informáticos e que ele, também, fez parte do monitoramento ilegal de comunicações de dados.

Veja a íntegra

A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do seu Observatório da Liberdade de Imprensa, acompanha com grande preocupação a denúncia do jornalista Glenn Greenwald pelo Ministério Público Federal.

A denúncia descreve fato que não pode ser considerado crime. A participação em qualquer delito exige instigação ou colaboração efetiva para sua prática, e nenhuma das mensagens do jornalista incluídas no expediente do MPF indica qualquer desses comportamentos.

A denúncia, portanto, criminaliza a mera divulgação de informações, o que significa claro risco para a liberdade de imprensa.

Observatório da Liberdade de Imprensa

OAB Nacional

Leia Mais
+ Glenn Greenwald é denunciado pelo MPF por invasão hacker

Mais notícias