Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O futuro aguarda Tasso. Por Luiz Pontes

Luiz Pontes é ex-senador e ex-presidente estadual do PSDB. Foto: Divulgação

O legado de um homem público é marcado por seus gestos e ações. Por isso, não me surpreendem as homenagens que Tasso Jereissati recebeu de seus colegas durante discurso de despedida do seu mandato no Senado. Sem dúvida, é o maior político hoje em atuação no País, comparado a grandes outros expoentes da política nacional, como bem destacou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), quando afirmou que Tasso Jereissati será lembrado para sempre ao lado de homens públicos como Ruy Barbosa, Juscelino Kubistchek, Teotônio Vilela, Afonso Arinos, entre tantos outros.

Minha relação com Tasso vem desde nossa juventude e sempre foi uma pessoa diferenciada e determinada. Ainda muito jovem, aos 23 anos, fundou o primeiro shopping de Fortaleza, o Center Um. Também muito jovem, liderou o Movimento Pró-Mudanças no CIC (Centro Industrial do Ceará), que o levou a aceitar o desafio de disputar o Governo do Estado pela primeira vez, aos 37 anos. Desde então, nossa caminhada se fortaleceu, aprendi muito e amadureci com tantos desafios e realizações alcançadas, como deputado estadual, como líder de seu Governo na Assembleia Legislativa, como presidente da Casa fazendo a defesa de projetos para o Ceará e depois também como Senador.

Uma característica que me marca no Tasso é a dedicação de corpo e alma aos seus projetos. Agora mesmo, por exemplo, ele está no dia-a-dia do Senado como se o mandato não estivesse sendo finalizado. Qualquer outro, já estaria em clima de recesso. Com ele, isso não existe. Ele abraça causas e se dedica de corpo e alma aos projetos nos quais acredita e vai até o fim. Não conheço nenhum outro político com quem eu tenha convivido, que tenha uma relação tão intensa com o Ceará e que lute pelas causas nas quais acredita, de forma competente e efetiva. Seus projetos trazem sempre grandes mudanças na vida das pessoas. O Ceará só passou a existir como estado moderno, exemplo de gestão pública para o país, a partir da Era Tasso. Falo isso como parceiro de jornada, dividindo momentos bons e ruins (muito mais vitórias, aliás) e de quem sempre esteve ao seu lado, dentro e fora do poder.

Nessas últimas quatro décadas, sempre convergimos em busca do mesmo ideal, pelos interesses maiores do Ceará. É por isso que ainda permanecemos juntos, compartilhando dos mesmos propósitos. E por isso, reafirmo que Tasso é o maior político hoje em atuação no Brasil, tem a maturidade e o conhecimento necessários ao País.

Como parceiro, amigo e admirador de sua trajetória, lamento que esteja se despedindo da política. Ainda não acredito que esteja fazendo isso de forma definitiva e torço para que ele avalie esse novo momento como um breve intervalo. Espero que seja apenas um período sabático, para retornar mais adiante com fôlego novo para a vida pública. Daqui a quatro anos, terá ainda idade e saúde suficientes para encarar novos desafios, basta querer. O Ceará quer e o Brasil precisa da estirpe de homens como Tasso Jereissati. Sempre contará comigo!

 

Nota do editor: os pontos de vista assinados por colaboradores não refletem necessariamente o pensamento do Focus.jor, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Mais notícias