Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou a lista das 50 maiores rede de franquias no País. No documento, O Boticário lidera o ranking com 3.806 unidades espalhadas pelo país em 2019 – índice superior aos 3.724 de 2018.
Em segundo lugar está o McDonald’s, seguido da AM/PM (alimentação), Cacau Show, Subway (alimentação) e Acqio (comunicação, informática e eletrônicos).
“O levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão”, ressalta André Friedheim, presidente da ABF.
De acordo com o estudo, o volume de unidades das top 50 aumentou 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018, quando foi de 7%. O número mínimo para figurar entre as top 50 do franchising brasileiro subiu 7%, de 301 para 321 operações.
Também aumentou o número médio de unidades por marca, que passou de 861 em 2018 para 897 no ano passado. Dentre as maiores de 2019, o número de redes com mais de mil unidades se manteve em 17, como em 2018, ante 14 no ano anterior. Das marcas participantes, 45 são de origem brasileira.