Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Nutec conquista 1ª Indicação de Procedência do Ceará para Jaguaruana

Rede de dormir. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), conquistou, nesta terça-feira, 25, a 1ª Indicação de Procedência do Ceará para as redes de dormir de Jaguaruana. A concessão foi publicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na Revista da Propriedade Industrial (RPI).

O Nutec protocolou o pedido no INPI no dia 14 de fevereiro de 2020, em nome da Associação de Fabricantes e Artesãos de Jaguaruana (Asfarja). Segundo o presidente da autarquia, Francisco Magalhães, essa vitória é fruto de um trabalho minucioso. “Para a conquista do título, a nossa Agência de Inovação desenvolveu um trabalho detalhado, colhendo informações, elaborando documentos como o instrumento oficial que delimita a área da indicação geográfica, o plano de controle e o dossiê histórico sobre o município, e criando, junto com os produtores, o Caderno de Especificações Técnicas, que estabelece as etapas do processo de fabricação de redes, assim como os critérios de qualidade a serem seguidos”, enfatiza.

Indicação Geográfica (IG) é um título de propriedade industrial que reconhece, nacionalmente, determinado produto ou serviço por possuir características específicas de um território, seja por fatores naturais ou humanos. O município de Jaguaruana é amplamente conhecido como “a terra da rede”. Essa fama marca seu caráter identitário desde os remanescentes indígenas até os dias de hoje, onde a tradição causa impactos para a sociabilidade dos municípios, a renda dos produtores e a economia local.

Mais notícias