Novos tempos para a advocacia, Por Lucas Asfor

"Hercúleo tem sido nosso trabalho; muito já foi feito para o fortalecimento de nossa categoria. Temos, ainda, fôlego para muito mais e um desejo infindável de contribuirmos sempre e sempre para uma advocacia mais forte e com um papel social ainda mais relevante."


Lucas Asfor, Doutorando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (FDUL). Advogado. Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) – 2022/2024.

Por Lucas Asfor
Post convidado

Agosto é uma época especial para advogados e advogadas. É quando celebramos o mês da advocacia e o Dia do Advogado, que será comemorado no próximo dia 11. Esta data desperta em mim um sentimento de orgulho por pertencer a esta valorosa categoria, cujo mister é defender os direitos dos cidadãos e garantir o respeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito.

Entretanto, como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) – gestão 2022/2024 – carrego comigo um sentimento ainda mais forte, que é o de responsabilidade. Responsabilidade em cuidar da advocacia e de trabalhar unindo esforços para que tenhamos uma categoria cada vez mais forte e amparada.

Estamos chegando ao oitavo mês de nossa gestão e podemos nos orgulhar em dizer que este ainda curto período de trabalho já vem rendendo bons frutos e inaugurando um novo tempo não só para nossa CAACE como também para a advocacia cearense. O primeiro passo para alcançarmos uma gestão de sucesso foi compreender que grandes resultados não são construídos em processos solitários, mas sim através da união de esforços conjuntos, em sinergia, e mirando um trabalho convergente na busca de grandes resultados. Neste objetivo, passamos a caminhar juntos com a OAB-CE que, através da gestão do presidente Erinaldo Dantas, não tem medido esforços para melhor nos atender e viabilizar nosso trabalho de levar sempre o melhor para a advocacia.

Na CAACE, possuímos diversos serviços que atendem a advogados e advogadas, bem como seus dependentes. Por uma contribuição simbólica de anuidade, a categoria passa a ter direito a serviços como odontologia, pilates, RPG, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, dentre outros. Possuímos também diversos serviços complementares gratuitos à advocacia, como remoção hospitalar através de ambulância própria; massoterapia; pesquisa jurídica; transporte para advogados, com rotas que ligam os principais fóruns de Fortaleza; aferição de pressão; medição de glicemia e muitos outros benefícios. Destaco também que possuímos convênio com cerca de 900 empresas de diversos segmentos, que ofertam, de forma simples e fácil, descontos em seus produtos e serviços para toda a classe advocatícia da Capital e do interior. Um outro benefício que ofertamos vem da parceria com a Unimed Fortaleza, que oferece à categoria o direito a preços e condições especiais em planos de saúde.

Além das facilidades já citadas, seguimos realizando diversas campanhas pontuais com o objetivo de congregar e fortalecer nossa categoria. Vacinação contra a gripe para advogados e advogadas; celebração de datas comemorativas junto à advocacia; valorização do esporte através de eventos como o I CAACE Open de Beach Tennis e do apoio às equipes de futebol da advocacia; São João da Advocacia; presença constante nas cerimônias de entrega de carteira para novos advogados, a fim de apresentá-los os serviços de nossa Caixa de Assistência, dentre diversas outras ações.

Recentemente, brindamos a advocacia com mais um serviço, que foi a reabertura da Farmácia CAACE, que funciona no Fórum Clovis Beviláqua e que estava fechada desde 2020, devido à pandemia da Covid-19. O local foi reinaugurado totalmente repaginado e ofertando serviços e medicamentos a preços acessíveis, facilitando a vida de quem trabalha no Fórum e que precisa adquirir algum medicamento.

Um outro pilar importante de nossa gestão é a interiorização de nossos serviços em todo o Estado. Nossa luta incansável é para que, onde houver um advogado, seja na Capital ou no mais remoto interior, lá estejam os serviços da CAACE. Para isso, temos realizado sistematicamente a entrega de computadores e outros materiais para as subsecções situadas em todo o Ceará, com o objetivo de melhor estruturar estes locais. Também mantemos diálogo contínuo com todos os presidentes destas subsecções, para que conheçamos suas principais demandas e para que possamos, dentro de nossas possibilidades, sanar tais necessidades. Neste sentido, realizamos, no mês de junho, o I Colégio de Presidentes das Caixas de Assistência dos Advogados nesta gestão, onde ouvimos a todos os gestores e, desde então, já estamos viabilizando maneiras de suprir suas necessidades.

Por fim, ressalto aquela que, para mim, é a principal bandeira desta gestão e que, sem dúvidas, tornar-se-á um marco para nossa advocacia, que é a construção da nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, prédio que ficará situado ao lado da sede da OAB-CE, no bairro Guararapes. Mais que uma simples mudança física de local, a nova sede da CAACE otimizará tempo e fluxo para advogados e advogadas, bem como facilitará o trabalho em conjunto entre OAB-CE e CAACE. Em janeiro, lancei, ao lado do presidente Erinaldo Dantas e de diversos nomes que contribuíram e contribuem na construção de nossa Caixa de Assistência ao longo destes 79 anos, a pedra fundamental da edificação. E nesta pedra, depositei meu sonho em erguer tal construção. Sabedor de que o trabalho é a melhor ferramenta para concretizar sonhos, não venho medindo esforços para torná-lo realidade.

Em 2023, a CAACE chegará a oito décadas de existência. A luta diária é para que, através de nossa gestão participativa e com o esforço conjunto de todos, possamos celebrar esta data com muitas conquistas e novidades em prol da advocacia. Hercúleo tem sido nosso trabalho; muito já foi feito para o fortalecimento de nossa categoria. Temos, ainda, fôlego para muito mais e um desejo infindável de contribuirmos sempre e sempre para uma advocacia mais forte e com um papel social ainda mais relevante.

Leia Mais
+ A missão do advogado entre o perigoso apelo midiático e a necessária coragem do julgador, por Leandro Vasques
+ Quem tem medo dos números? Por Uinie Caminha
+ A profissão da democracia, por Gabriel Brandão
+ OAB de portas abertas, por Erinaldo Dantas