Novos Datafolha e Ibope de Fortaleza terão números divulgados na véspera da eleição

Em suas últimas pesquisas de 1º turno, os dois institutos mantêm margem de erro de três pontos percentuais, mas Datafolha tem quase o dobro de pesquisados do Ibope.


Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Os dois  principais institutos de pesquisas que atuam nas eleições de Fortaleza registraram na Justiça Eleitoral a última rodada de consultas aos eleitores antes do 1º turno, que vai acontecer no próximo domingo, 15. Como é usual ocorrer, os resultados do Datafolha e do Ibope deverão ser conhecidos na noite de sábado, 14, véspera da eleição. O momento da divulgação fica a critério dos contratantes das pesquisas, o jornal O Povo e a TV Verdes Mares, respectivamente.

A pesquisa Datafolha vai ouvir 1.460 eleitores de Fortaleza entre os dias 13 e 14. Ou seja, o Instituto vai pesquisar durante o dia de sexta-feira, 13 e a manhã de sábado, 14. Depois disso, os questionários passam pelo processo de tabulação. Mesmo com o, até aqui, maior universo de pesquisados, a consulta Datafolha terá margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Trata-se da mais cara pesquisa já feita até aqui na disputa de Fortaleza: R$ 97.322,29.

Há um custo de R$ 61.971,09, o Ibope entrevistará 800 eleitores em Fortaleza até o dia 14, véspera da eleição. A margem de erro é a mesma do Datafolha: três pontos percentuais.

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.