Nova pesquisa mostra Lula e Bolsonaro estáveis, enquanto Moro chega em 3º

Na enquete, Ciro apresenta tendência de queda e tucanos apresentam percentuais ainda muito baixos


Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 24, pelo instituto Modalmais/Futura Inteligência mostra que o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (ainda sem partido) se mantêm líderes nas intenções de voto para a disputa de 2022. Porém, há indicativos que os dois estabilizaram suas posições. O mesmo não se deu com Ciro Gomes (PDT), que foi ultrapassado pela novidade da vez, o ex-juíz Sérgio Moro (Podemos).

Há muitas informações importantes na pesquisa. A seguir, Focus disponibiliza para os leitores os principais quadros da pesquisa, com intenções de voto, sete cenários, cruzamentos de segundo turno e uma análise dos resultados feita pelo próprio instituto, que cuidadosamente ressalta que se trata da expressão do momento em quadro que tende a ser dinâmico. As eleições serão dentro de 10 meses e ainda há muitas circunstâncias a se consolidarem.

Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, a consulta foi feitas entre os dias 16 e 20 de novembro com a “técnica de aordagem CATI” (entrevista lefônica assistida por computador). De 343.223 tentativas de contato por telefone, 32.963 ligações foram atendidas.

Vejam

 


Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.