Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Nova pesquisa indica cenário dominado pela disputa Lula-Bolsonaro, mas presidente é saco de pancadas do 2º turno

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

A nova pesquisa FSB, contratada pelo BTG Pactual (sim, o sistema financeiro está entulhando o mercado político com pesquisas) mostra o de sempre: Lula à frente com uma boa margem de diferença para Jair Bolsonaro. A preço de hoje, mantém-se incólume a circunstância que se convencionou chamar de “polarização”. Veja aqui a pesquisa completa: Pesquisa FSB março 22.

Pincei alguns pontos relevantes para entendimento do momento político e que oferece algumas respostas acerca do que virá no futuro. O mais importante está no ítem “potencial de rejeição”. Vejam os dois quadros abaixo que eles falam por si.

Outro ponto muito importante da pesquisa se relaciona com as simulações de segundo turno: o presidente Jair Boslsonaro é o saco de pancadas. Se a eleição fosse hoje, perderia de todos os potenciais concorrentes. Veja o quadro.

Porém, a eleição não é hoje. O tempo para as mudanças se encurta a cada dia, mas ainda há muito água a rolar por baixo das pontes políticas. O eleitor não hosta de se antecipar e muito dos resultdos de Lula e Bolsonaro é parte do recall.

A campanha propriamente dita, que é curta (somente 45 dias no rádio e TV) vai expor todas as mazelas de cada candidato. Lava Jato (o erro do juiz não elimina o crime), milicianismos, despreparos e tudo o mais podem mudar a correlação de forças.

Atentem para o detalhe relacionado a Ciro Gomes. Assim como os outros, o candidado do PDT bate Bolsonaro no segundo turno. Não é à toa que o pedetista precisa manter suas baterias de fogo voltadas para o petista. Sem atacar Lula e Bolsobaro, tentando credenciar-se entre eles, não há chances.

Mais notícias