Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

É agora! No Focus Colloquium, o futuro da conectividade com o visionário Roberto Nogueira

Equipe Focus*
focus@focus.jor.br

Uma história que começou há mais de 20 anos no Interior do Ceará, no pequeno município de Pereiro. De agricultor a referência nacional na oferta de serviços de internet, Roberto Nogueira viu nichos, arriscou, empreendeu e hoje é um player brasileiro na área que dita os rumos da economia no mundo. CEO da Brisanet, Roberto é o convidado do Focus Colloquium desta quarta-feira, 8 de julho. Na conversa com o jornalista Fábio Campos, ele vai falar de como iniciou nos negócios, o crescimento da companhia e os planos para o futuro.

José Roberto Nogueira nasceu em 1965 em uma zona rural de Pereiro, cidade cearense que na época tinha apenas 5.000 habitantes. A família de 11 irmãos vivia isolada, sem energia elétrica, que só chegou à região quando ele tinha 16 anos, e cultivava o próprio alimento.

Aos 15, ele começou a fazer um curso de eletrônica por correspondência –passou a fazer pequenos consertos em forrageiros (cortadores de capim), rádios, motores, eletrodomésticos, e fazer instalações elétricas.

Aos 21, deixou Pereiro e Partiu rumo a São José dos Campos, em São Paulo, com o sonho de trabalhar na Embraer. Conseguiu. Para juntar dinheiro, passou a vender equipamentos eletrônicos para os colegas e começou a ser procurado por gente que estava interessado em computadores, que ele também começou a oferecer. O bico deu tão certo virou um negócio formal. Em 1989, ele abriu uma loja de PCs que também fazia manutenção. Depois, passou a desenvolver antenas parabólicas e máquinas para fabricá-las.

Em 1997, pouco tempo depois do início da internet comercial no Brasil, Roberto pegou placas de rádio e as instalou nas antenas que ele fabricava para o sistema de televisão. Assim, era possível transmitir o sinal de internet a longas distâncias, Decidiu-então, usar a tecnologia para levar conexão à rede para Pereiro, estabelecendo a Brisanet.

Em 2010, a Brisanet já era a maior operadora de internet a rádio do Brasil, com 30 mil clientes em 150 cidades do interior nordestino. Para suportar o expansão da empresa e oferecer uma conexão melhor, a Brisanet passou a usar fibra óptica para conectar a região.

Desde então, a empresa passou a virar uma referência nacional implantando uma infraestrutura de fibra ótica que permitiu que cidades do Interior, como a sua Pereiro, oferecesse serviços de internet melhores que os que hoje servem à avenida Paulista.

Hoje, a Brisanet oferece conexão à rede, televisão a cabo e telefone via fibra óptica para centenas de milhares de residências em diversos estados a preços acessíveis para a população.

*Com informações do site da Endeavour

Abaixo, o link do Focus Colloquium: 

Mais notícias