Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

No Ceará, setor calçadista perdeu 1,6 mil postos de trabalho em uma semana

Foto: Arquivo Cedoc/EPTV.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Ceará está no ranking de estados que mais perderam postos no setor calçadista durante a pandemia do novo coronavírus, com 1,6 mil baixas. A pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), tem atualizado os dados do impacto desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O levantamento divulgado nesta terça-feira, 26, aponta para 34,1 mil postos no Brasil, 12,6% da força de trabalho total do segmento. Outros estados listados são São Paulo (10,5 mil), Rio Grande do Sul (9,4 mil), Minas Gerais (5,2 mil) e Bahia (4,8 mil).

Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados, lamentou os números, destacando que a realidade do setor aponta para uma queda brusca nos pedidos. “O varejo físico segue fechado ou com restrições em boa parte do País”, comentou. “Sem novos pedidos, não temos como manter empregos. Hoje, o setor está utilizando pouco mais de 30% da capacidade instalada”, ressaltou acrescentando que a produção de calçados deve despencar até 30% em 2020.

Mais notícias