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Nestlé planeja retirar canudos e embalagens plásticas de seus produtos

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
A Nestlé  planeja eliminar os canudos de plástico de todos os seus produtos. A multinacional de alimentos suíça, com forte atuação no Brasil, disse que a partir de fevereiro começará a usar materiais alternativos para substituição dos canudos. A empresa informou, ainda, que pretende lançar embalagens de papel para os produtos Nesquik no primeiro trimestre de 2019. A companhia planeja também eliminar todos os plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de seus produtos entre 2020 e 2025, por meio do uso de materiais alternativos para as embalagens. A informação é da Dow Jones Newswires.
A Nestlé não faz isso por ser boazinha e se preocupar com o meio ambiente. Mudanças como essa são imposições de um consumidor cada vez menos tolerante com produtos pouco saudáveis e com embalagens que não são facilmente assimiladas pela natureza. Esse comportamento ganha dimensão cada vez maior no planeta. Até os saquinhos dos supermercados estão com os dias contados.
Em Fortaleza, a Órbita Blue, barraca de praia na Praia do Futuro frequentada por muitos jovens, já serve refrigerantes e coquetéis sem o canudo, a não ser que o cliente peça. Mesmo assim, explica-se ao cliente os motivos da resistência ao canudo plástico.
Desde grandes corporações, como Starbucks e McDonald’s, passando pelo Rio de Janeiro e pela Escócia, muitos elegeram os canudos como o primeiro vilão do meio ambiente a ser combatido. Ao chamar a discussão para os canudos plásticos, a expectativa dos ativistas ambientais é que os consumidores se conscientizem e deixem de utilizar outros materiais de uso único, como sacolas e garrafas – que são responsáveis por índices de poluição maiores.
 

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