Search
Search
Close this search box.

National Geographic financiará escavações em sítio arqueológico no Maciço de Baturité

Sítio arqueológico da Serra do Evaristo, no Maciço de Baturité.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A National Geographic irá financiar novas escavações no sítio arqueológico da Serra do Evaristo, no Maciço de Baturité. O estudo pretende compreender o processo de ocupação do território cearense e esclarecer questões relacionadas à formação e cronologia, delimitação, uso e função do espaço do sítio arqueológico.

O levantamento contou com o apoio científico do Instituto de Arqueologia e Patrimônio Cultural do Ceará – Instituto Tembetá, instituição de guarda arqueológica cadastrada pelo IPHAN. “Um estudo mais aprofundado do material osteológico proveniente desse sítio poderá trazer novas informações sobre a saúde bucal e padrão dietário dessa população, o que poderia contribuir para o início das discussões sobre as estratégias de subsistência desses grupos”, o arqueólogo Vinicius Franco.

A pesquisa será coordenada por Andrea Lessa, professora titular do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ) e por Sérgio Monteiro, professor do curso de arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“A comunidade do Evaristo possui grande interesse no desenvolvimento das pesquisas arqueológicos na serra, é tanto que a primeira escavação, em 2012, ocorreu após anos de pedidos enviados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, no Ceará, e teve grande envolvimento da comunidade local”, diz Vinicius Franco.

Em 2019, a National Geographic premiou o projeto de doutorado de Vinicius Franco “Novas perspectivas para as culturas pré-coloniais do nordeste brasileiro por meio de urnas funerárias”. Segundo Vinicius Franco, apesar do investimento do prêmio da National Geographic e de outras instituições nacionais, o projeto ainda precisaria de um orçamento complementar, que pode ser financiado pelo poder público ou pela iniciativa privada.

Mais notícias