Prefeitura de Ubajara-CE em alerta de rompimento do açude Granjeiro

A prefeitura montou um gabinete de emergência para fazer o devido acompanhamento.


 

Foto: divulgação. Açude Granjeiro, localizado no município de Ubajara-CE.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Na noite deste sábado,17, o prefeito municipal de Ubajara-CE, Rene Vasconcelos (PDT), se reuniu com representantes da defesa civil e demais órgãos públicos para fins de organizar uma possível evacuação dos distritos de Cachoeira do boi morto, Jaburuna, Trizidela e outros próximos ao açude Granjeiro. O risco é de rompimento em  pontos de sua estrutura. Ônibus escolares foram vistos próximo à sede da prefeitura, no intuito de fazer o transporte da população dos distritos acima citados.

Focus apurou que no início desta semana, representantes da Defesa Civil Nacional e local estiveram no local  e orientaram o esvaziamento de toda área próxima ao açude.Essa decisão deve-se ao fato de previsibilidade de fortes chuvas na região neste fim de semana, o que causaria o rompimento  do reservatório. Trata-se de um açude particular de grande dimensão. A prefeitura montou um gabinete de emergência para fazer o devido acompanhamento.

Atualização : O prefeito Rene Vasconcelas  confirmou a retirada de boa parte da população que vive no entorno do açude Granjeiro, em postagem no facebook nesta manhã,17. No comunicado, Rene diz que a pior fase do risco de rompimento do reservatório já passou, porém as famílias que ainda estão em suas casas devem sair e procurar familiares ou posto de atendimento da prefeitura montado no distrito da Mãe Rainha. No local há médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e voluntários disponibilizando acolhimento, medicamento e alimentação.

Mais informações em instantes.

Áudio oficial do prefeito de Ubajara-CE e vídeo.