Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

MTur quer R$ 5 bilhões do BNDES para financiar 15 novos portos no País

Navio Seabourn Quest. Foto: Pixabay

Átila Varela
atila@focus.jor.br
O Ministério do Turismo estuda disponibilizar uma linha de crédito para fomentar a construção de 15 portos para o recebimento de turistas no Brasil. Os recursos serão tomados via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos somam R$ 5 bilhões.  A informação foi confirmada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante o III Fórum CLIA Brasil 2019.
“Serão portos modernos, com shoppings, hotéis, para que a gente possa ter muito mais condições de receber o turista com conforto e comodidade”, afirmou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. “Temos outras ações com o objetivo de desenvolver o setor de cruzeiros para, quem sabe, termos 50, 100 cruzeiros margeando e fazendo turismo na costa brasileira todos os anos”, completou.
Os cruzeiros marítimos movimentaram 28,5 milhões de turistas em todo o mundo em 2018. Em dez anos, a procura por viagens a bordo de um navio aumentou cerca de 60%. Porém, apesar de uma população de quase 210 milhões de habitantes, o Brasil responde por apenas 0,25% do número de cruzeiristas no mundo.
O Focus entrou em contato com o ministério do Turismo para falar acerca dos investimentos, e a possibilidade de um terminal para o Ceará. Em nota, a pasta informou que  a  “questão está em fase de desenvolvimento e será atualizada em breve”.

Mais notícias