MTur estuda concessão do Parque Nacional de Ubajara

A proposta foi discutida entre representantes da pasta e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de gestores do parque e da comunidade local


Bondinho de Ubajara. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Ministério do Turismo estuda a atração de investimentos privados para o Parque Nacional de Ubajara. A proposta foi discutida entre representantes da pasta e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de gestores do parque e da comunidade local.

O modelo mais viável é a concessão ao parceiro privado. “É concedida uma autorização para que a iniciativa privada possa administrá-los. Mas, para isso, precisa atender a uma série de requisitos e normas focadas na conservação do parque. Caso não sejam atendidas, podemos reaver a concessão”, explicou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Com 61 anos de existência, o parque corta três municípios cearenses: Ubajara, Tianguá e Frecheirinha. A região conta com trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras e reúne ecossistemas diferentes, desde mata úmida e verdejante a mata seca, com trechos de caatinga. Trata-se de uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, administrada pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).