Kia Motors quer substituir chave física do veículo por mecanismo digital via smartphone

No entanto, não há previsão de chegada da tecnologia no Brasil ou veículos que sairão de fábrica com a modalidade


Foto: Divulgação Hyundai Motor Group

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Os veículos da Kia Motors vão receber a partir deste ano uma tecnologia que permite destravar e dar a partida por meio do smartphone. A chave digital, desenvolvida pelo Hyundai Motor Group,  deve substituir a tradicional chave física. Para isso, ela será baixada por meio de um aplicativo e utilizada por até quatro pessoas autorizadas pelo usuário.  No entanto, não há previsão de chegada da tecnologia no Brasil ou veículos que sairão de fábrica com a modalidade.

“Após a chave digital ser baixada e instalada no smartphone, a tecnologia Near Field Communication (NFC) detecta a presença de um celular habilitado nas proximidades da porta do veículo. A antena NFC para identificação de entrada está localizada nas alças das portas do motorista e do passageiro da frente, enquanto outra para a partida do motor está localizada dentro da base de carregamento sem fio”, destaca a companhia, por meio de nota.

Destravado o veículo, o usuário pode ligar o motor posicionando o smartphone na bandeja de carregamento sem fio, situada no console central, e pressionando o botão Start/Stop no painel.

Foto: Divulgação

As preferências do usuário em relação às configurações do veículo também são armazenadas. Quando a chave é reconhecida, elas são ajustadas automaticamente – incluindo a posição dos espelhos, assentos e volante, bem como os controles dos sistemas de áudio, vídeo e navegação (AVN) e os ajustes de exibição do head-up display.

A chave digital ainda pode ser utilizada para controlar alguns sistemas dos veículos remotamente, por meio do smartphone. Usando a comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), os usuários podem travar e destravar o veículo, ativar o alarme e ligar o motor.

Para casos em que a entrega de uma chave digital não é viável, como a utilização de um serviço de manobrista ou a visita a uma oficina mecânica, também serão fornecidas smart keys convencionais e chaves de tipo cartão.