Mostra Nordeste do 26º FNT de Guaramiranga divulga espetáculos selecionados

Dentre os selecionados estão o Grupo Bagaceira de Teatro (CE); Clowns de Shakespeare (RN); Grupo Magiluth (PE); Pequena Companhia de Teatro (MA); e grupo Vilavox (BA).


O Sr. Ventilador, espetáculo do Grupo Bagaceira de Teatro | Foto: Tatiana Amorim

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Grupo Bagaceira de Teatro foi uma das cinco companhias selecionadas para a Mostra Nordeste do 26º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que ocorre entre os dias 3 e 7 de setembro deste ano, na cidade serrana. Além do grupo cearense, também foram escolhidos pela curadoria a companhia Clowns de Shakespeare (RN), com o espetáculo “Abrazo”; o Grupo Magiluth (PE), com “Dinamarca”; Pequena Companhia de Teatro (MA), com a montagem “Ensaio sobre a memória”; e grupo Vilavox (BA), com o solo “Medeia Negra”. A companhia teatral cearense apresentará o espetáculo “O Sr. Ventilador”.

Reconhecido pela valorização da produção teatral nordestina em toda a sua diversidade, o 26º FNT dá continuidade ao processo iniciado na edição anterior na Mostra Nordeste, com foco no fortalecimento dos aspectos estéticos, artísticos, poéticos e ético-políticos de sua trajetória, ressaltando a vocação do Festival para o hibridismo, para a quebra de “fronteiras” entre linguagens e para o diálogo com a pluralidade.

Nesta edição, a Mostra Nordeste fará uma homenagem aos trabalhadores da arte, por meio da apresentação de obras que reúnam no processo e na cena, o valor, a beleza do trabalho; o papel social e ético-estético dos ofícios do campo das artes da cena. A seleção das companhias teatrais foi resultado de um processo misto de chamada pública para recebimento de propostas e curadoria.

O 26º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio institucional da Prefeitura de Guaramiranga. Tem a consultoria executiva da Quitanda das Artes e apoio da Enel.