Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Morre o empresário e político cearense Aécio de Borba

 

 

 

 

 

 

 

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Faleceu em Fortaleza, próximo de completar 90 anos, o ex-deputado federal Aécio de Borba. Membro da corrente política de Virgílio Távora, compôs ativamente a equipe que elaborou os planos de Governo de VT, o PLAMEG I (1962-1966) e o PLAMEG II (1978-1982). Todos fundamentais para o processo de desenvolvimento do Ceará.

Aécio de Borba Vasconcelos estava internado com problemas renais quando o quadro geral de saúde se agravou, levando-o à morte.

Foi Secretário de Planejamento do segundo governo Virgílio Távora. Por pouco, não se tornou o candidato a governador do Ceará em 1982, pelo PDS, quando acabou preterido pelo economista Gonzaga Mota.

Como empresário,  implantou nos anos de 1970 a primeira indústria de plástico do Ceará, a Implac. No ramo agropecuário, investiu na criação de gado de raça no Distrito Federal com a produção de leite pasteurizado.

Borba ficou nacionalmente conhecido por causa do Futsal. É apontado como o líder na divulgação desse esporte e na articulação para que a modalidade entrasse nas olimpíadas.

Pioneiro na profissionalização do Futsal, Borba foi durante muitos anos presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Segundo o seu amigo Cesár Barreto Pierre, Aécio de Borba foi um político atuante e empresário com visão de futuro. “Era um cidadão probo, um pai de família exemplar e um marido eternamente apaixonado.

”Foi o braço direito do Governador Virgílio Távora no seu segundo governo. Para VT, o amigo foi fundamental para o sucesso da sua administração.

”Era um homem de palavra e leal aos amigos .
Vai fazer muita falta na época de escassez de bons homens públicos”, declarou o amigo em suas redes sociais.

Mais notícias