Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Morre João Gentil, o empresário que mais influenciou na formação urbana de Fortaleza

João Gentil Júnior, o empresário proprietário de grande parte da área que acabou virando Parque do Cocó.

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Faleceu nesta quinta-feira, 28, em Fortaleza o empresário João Gentil Júnior, um capítulo na formação urbana de Fortaleza. Aos 93 anos, João estava internado há mais 15 de dias numa difícil luta contra a Covid-19. O velho campeão de natação não conseguiu vencer.

João Gentil Júnior, filho de João da Frota Gentil e Sarah Rosita de Campello Gentil, era engenheiro formado na turma de 1950 pela Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro, faculdade posteriormente incorporada pela UFRJ. Ainda muito jovem, foi secretário de Obras e Viação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, nas administrações Cordeiro Neto e Murilo Borges.

Na iniciativa privada, foi o maior loteador de terras em Fortaleza. Teve atuação marcante na expansão urbana da Capital durante as décadas de 1960 e 1970. Foi a sua empresa imobiliária que preparou e vendeu os loteamentos que formaram importantes e populosos bairros como Água Fria, Grande Bom Jardim, Parque Panorama (loteamento onde hoje se localiza o La Maison, casa de eventos), Cambeba, Pici e entorno da Parangaba.

Em 1978, fundou a JG Empreendimentos e Participações Ltda, incorporadora do loteamento Porto das Dunas, que se transformou em um fenômeno imobiliário, principalmente após a instalação do Beach Park, empreendimento que foi tocado pelo seu filho, João Eduardo Guinle Gentil.

Apesar de sua grande envergadura como empresário, seu maior orgulho era a natação. No esporte foi várias vezes campeão da chamada prova heroica, que ia do Mucuripe à Praia de Iracema. Nas piscinas, foi atleta do Fluminense do Rio de Janeiro, sendo campeão carioca e sul americano. Era um conhecido vencedor das provas de veteranos, inclusive fora do Brasil.

 

Mais notícias