Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ministro da Saúde diz que OMS demorou em assumir pandemia de coronavírus: “Teimaram comigo”

Foto: Câmara dos Deputados.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Luiz Henrique Mandetta, o ministro da Saúde, disse que a Organização Mundial de Saúde demorou a reconhecer que o cenário causado pela proliferação do coronavírus é uma situação de pandemia. A entidade só declarou a real situação nesta quarta-feira, 11, e assumiu que não é mais suficiente, apenas conter a reprodução da doença.

O ministro relatou a Folha de São Paulo que havia insistido no reconhecimento. “Teimaram comigo. Falei: é uma epidemia, e desde a semana passada o Brasil já tratava como pandemia. Se você tem uma transmissão sustentada em tantos países, como vou ficar procurando país por país, quem veio de onde? Isso pelo menos três semanas atrás já era impraticável pelos sistemas de saúde”.

O conceito de pandemia significa que uma transmissão recorrente está acontecendo em diferentes partes do mundo de forma simultânea. A OMS indica, ao anunciar a realidade, que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar também para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável.

Apesar da mudança no status não significar que a taxa de letalidade tenha sido incrementada, o chamado da OMS apela para que governos adotem medidas mais duras e agressivas. Vale ressaltar que em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para 114. Outro ponto importante é que o Brasil tem ao menos 35 casos confirmados.

Leia Mais

+Coronavírus faz BNB suspender evento em Fortaleza com cerca de 600 gerentes da instituição
+Ceará amplia para 20 número de casos suspeitos de coronavírus
+Bolsonaro: questão do coronavírus é fantasia
+Cientista diz que coronavírus tem dificuldade de se propagar no clima quente

Mais notícias