Ministro da infraestrutura visita EUA e Europa para divulgar programa de concessões

"Tenho certeza que será um programa extremamente bem sucedido, com projetos que respeitam o meio ambiente e que vão transformar a logística do Brasil", enfatiza Tarcísio de Freitas


Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro. Foto: divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, esteve nos Estados Unidos nesta semana reunido com investidores, executivos de bancos ligados à instituições, bancos de financiamento, fundos de pensão e de investimento. O encontro teve por objetivo a apresentação do programa de investimentos do Brasil e contou com a presença de 68 representantes institucionais norte-americanos.

Para o ministro, o retorno foi o melhor possível e que os participantes da rodada demonstraram grande interesse em investir no Brasil. Dentre os pontos positivos, Tarcísio destacou que o programa de concessões do governo brasileiro está sendo visto de forma séria, consistente e bem estruturado. Na ocasião, algumas demandas antigas foram levadas ao ministro como forma de atrair mais os olhares de quem pretende colocar o seu dinheiro no País. O representante brasileiro firmou compromisso que as demandas trazidas durante a reunião serão incorporadas nas estruturações.

Em um vídeo publicado em sua conta no Twitter, e replicado pelo presidente Bolsonaro, Tarcísio de Freitas diz que tem “um desafio grande pela frente, que é ligar o capital, ligar o investidor financeiro com os operadores de infraestrutura. Ao fim, o ministro anuncia que na semana que vem estará de retorno ao Brasil para visitar o Terminal de Rondonópolis, da Ferro Norte; em seguida estará em Sumaré, para conhecer a malha paulista, o terminal de contêineres. Já na quarta-feira, a nova pista do aeroporto Santos Dumont será aberta para pousos e decolagens. Quinta-feira e sexta-feira, o ministro estará em São Paulo para presenciar o leilão da BR 364/365 e no sábado, irá para Santa Catarina para a inauguração do aeroporto de Florianópolis.

No domingo, 29, será a vez da Europa conhecer os planos do governo brasileiro. O primeiro país a ser visitado será a Espanha, onde será realizado um roadshow com operadores de infraestrutura no intuito de fazer o “casamento” entre o capital com o operador de infraestrutura.

Ao fim, Tarcísio aponta que “é o governo Bolsonaro trabalhando para estruturar o melhor programa e o maior programa de transferência de ativos de infraestrutura da nossa história, tenho certeza que será um programa extremamente bem sucedido, com projetos que respeitam o meio ambiente e que vão transformar a logística do Brasil”