Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Justiça quer que supermercados expliquem aumento do preço dos alimentos

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que o empresariado precisa reduzir a margem de lucro por conta da alta dos preços dos alimentos em supermercados, o Ministério da Justiça entrou em ação.

Nesse sentido, a pasta notificou hoje donos de estabelecimentos e produtores para prestarem esclarecimentos sobre os itens que compõem a cesta básica como arroz, feijão, leite e soja.

Ao todo, foram notificadas dez empresas e associações de produção de alimentos.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou nota na semana passada destacando que o segmento tem sofrido “forte pressão de aumento nos preços de forma generalizada repassados pelas indústrias e fornecedores”.

“Conforme apuramos, isso se deve ao aumento das exportações destes produtos e sua matéria-prima e a diminuição das importações desses itens, motivadas pela mudança na taxa de câmbio que provocou a valorização do dólar frente ao real. Somando-se a isso a política fiscal de incentivo às exportações, e o crescimento da demanda interna impulsionado pelo auxílio emergencial do Governo Federal”, disse a entidade em nota.

Mais notícias